RESENHA: ATÉ O VERÃO TERMINAR - COLLEEN HOOVER
- Jane Lane
- 5 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2021

Foto de um tablet na areia da praia com o mar ao fundo, contendo a capa do ebook que tem um fundo preto com duas mãos entrelaçadas e flores rodeando. / Ilustrador: sem informações adicionais
Título: Até o verão terminar
Título original: Heart Bones
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera
Ano: 2021
Páginas: 336
Classificação: ✰✰✰✰✰
Com uma mãe problemática e um pai ausente, uma vida negligenciada, Beyah que teve uma infância difícil, precisou aprender a se cuidar sozinha isso impulsionando-a a ambicionar um futuro melhor. No colegial se destacou nos esportes ganhando uma bolsa para uma excelente faculdade. Faltando apenas dois meses para que isso aconteça, uma reviravolta muda o rumo de sua vida e antes do que imaginava ela não tem mais onde morar. Algumas horas, é o que resta para tomar uma decisão muito difícil: procurar por seu pai que ela acredita nunca ter feito nada para participar de sua vida e pedir abrigo.
Num total de 32 capítulos acontece de tudo que se possa imaginar ou que não se possa imaginar também, a história narrada por Beyah irá a extremos, fazendo a personagem experimentar sensações jamais pressupostas. Morar momentaneamente em um outro Estado e com pessoas novas, sem dúvidas não fazia parte das motivações dela. Um pai bacana, uma madrasta legal, uma irmã postiça parceira e amigos, tudo isso em frente ao mar e com muito conforto.
É óbvio que o romance vem...eis que surge Samson, vizinho, que aparentemente mora muito bem, é lindo e misterioso, mas notório a tristeza que carrega no olhar. As diferenças entre eles são gritantes: ela viveu em meio muitas dificuldades, ele vive numa casa luxuosa, a mais bonita da região, tem amigos que são classe média alta, mas incertezas envolvem este personagem. O que não impede que a atração seja imediata, causando confusão nos planos de Beyah de ir embora e de não criar laços afetivos com ninguém, nem mesmo com a nova família. Surgindo assim um acordo, até o verão terminar, é o prazo pra que todas as verdades sejam ditas e que cada um siga seu rumo.
Uma história de amor, recomeços, despedidas e reencontros.
"As pessoas às vezes ainda se afogam na parte rasa." Samson
Um ambiente praiano, um ventinho soprando no rosto suaviza qualquer drama, não é mesmo? E sou grata imensamente por este cenário, por estes nascer de sol no horizonte compartilhados que suavizou as minhas fungadas e minhas tentativas frustradas de conter o choro ao adentrar dentro da vida destes personagens: Beyah e Samson! Eu tenho uma queda por personagens sofridos, minha queda é maior pela ascensão deles, embora isso demore a acontecer no enredo, até lá me apaixono, cuido, me torno amiga deles e acima de tudo: sofro junto. Reconfortante, não???
Este é o vigésimo primeiro livro que leio desta mesma autora, eu já fui em todas as esferas em que ela ousa escrever, não me importo sobre qual temática ela aborda, eu simplesmente me jogo, e é sempre num abismo e eu caio, me desmancho e me refaço, acho que este sentimento justifica minha paixão pela mesma. O primeiro livro que li dela foi, O lado feio do amor, tantas lições aprendidas. E assim como ela tem sede de escrever, eu tenho a sede de ler. Com temáticas variadas, questões que precisam serem discutidas, refletidas e modificadas. Você irá encontrar de tudo: abuso doméstico, depressão, infertilidade, pedofilia, suspense e paranormalidade. Não há justificativas para não gostar de pelo menos um livro de Colleen Hoover. Não há nenhuma segurança no que encontrará quando se abre um livro de sua autoria. A única certeza é que você não será a mesma pessoa ao terminar a leitura. Espero que gostem.
Colleen Hoover é uma escritora norte-americana, que mora com o marido e os três filhos. Começou a escrever de forma independente, atingindo números de vendas impressionantes. Autora das series Métrica e Hopeless, ambas as mais vendidas do New York Times. Seguido de outros sucessos:
O lado feio do amor
Talvez um dia
9 de novembro
Confesse
É assim que acaba
Tarde demais
As mil partes do meu coração
Todas as suas imperfeições
Verity
Se não fosse você
Layla
Agora é só escolher qual te agrada mais e começar a se aventurar nas histórias.
Alguns quotes de Até o verão terminar:
"Às vezes, acredito que as personalidades são moldadas mais pelo dano do que pela bondade. A bondade não penetra tão profundamente em sua pele quanto o dano. O dano mancha tanto sua alma que você não pode limpá-lo. Ele fica lá para sempre e eu sinto que as pessoas podem ver todos os meus danos apenas olhando para mim."
"Levei um tempo para ficar imune aos danos. Agora sou feita de aço. Venha para mim, mundo. Você não pode danificar o impermeável."
"Acho que quando você é a pior das pessoas, descobrir o pior nas outras se torna uma espécie de tática de sobrevivência. Você se concentra fortemente na escuridão das pessoas na esperança de mascarar a verdadeira sombra de sua escuridão."
"Eu me pergunto que tipo de educação é pior para o ser humano. Do tipo em que você é protegido e amado a ponto de não saber como o mundo pode ser cruel até que seja tarde demais para adquirir as habilidades de enfrentamento necessárias ou o tipo de casa em que cresci. A versão mais feia de uma família, onde enfrentar é a única coisa que você aprende."
"É a sorte do sorteio, eu acho. A maioria das crianças tem o tipo de pai que sentirá falta depois de morrer. O resto de nós ganha o tipo de pais que se tornam pais melhores quando morrem. A coisa mais legal que minha mãe já fez por mim foi morrer. "
"As coisas poderiam ter sido diferentes para mim se o dano e a bondade tivessem o mesmo peso em meu passado, mas, infelizmente, eles não têm. Eu poderia contar a bondade mostrada para mim em ambas as mãos. Eu não poderia contar o dano causado a mim mesmo usando as mãos de todas as pessoas neste aeroporto."
"Pessoas danificadas reconhecem outras pessoas danificadas. É como um clube do qual você não quer ser sócio."
"Talvez você não precise saber a história de uma pessoa para perceber quem ela é no presente."
"Achei que sabia quem eu era, mas não tinha ideia de que as pessoas podem se tornar versões diferentes de si mesmas em ambientes diferentes." Beyah
Comentários