
Descrição do livro: Capa em fundo de aquarela nas cores azul e rosa, um desenho de um jarro de vidro com um coração cor de rosa ao centro sob o título do livro e o nome da autora.
Título: Mil beijos de Garoto
Título original: A Thousand Boy Kisses
Autor: Tillie Cole
Idioma original: Inglês
Tradução (Pt-br): Marina Della Valle
Editora: Outro Planeta (13 de abril de 2017)
Data da primeira publicação: 15 de março de 2016
Páginas: 393
Você seria corajoso suficiente para desbravar em uma aventura, integralmente fiel, que duraria uma vida inteira?
“Para os que acreditam no amor verdadeiro, épico e destruidor de almas. Este é para vocês.”
Para aqueles que sabem como é mudar-se de um ambiente familiar para um território estrangeiro e desconhecido, devem entender como Rune Erik Kristiansen se sente. O garotinho norueguês de cinco anos, atravessa o oceano atlântico para residir no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Entretanto, para sua surpresa, a pequena resistência a mudança transforma-se instantaneamente em uma espontânea rendição ao conhecer Poppy Litchfield, uma garotinha da mesma idade que mora ao lado de sua nova casa. Com um aperto de mãos, as crianças selam o início dessa sincera amizade, eles só não contavam com o que poderia acontecer no futuro.
Todos crescemos um dia, é um fato inevitável. Não podemos evitar os machucados aprendendo a andar de bicicleta, a primeira vez dormindo fora de casa, a espera incessante pela chegada do natal (que é uma das sensações mais deliciosas que se pode sentir), mas principalmente, não podemos evitar o dia de alguém “virar uma estrelinha”. E este dia havia chegado para Poppy. A garotinha recebe a notícia que sua avó, aquela que era companheira de suas aventuras, juntamente com Rune, estava partindo para uma aventura solo. Então, propondo deixar seu legado para a neta, a avó de Poppy lhe entrega um pote de vidro contendo corações cor de rosa recortados para serem preenchidos, não com frases ou desenhos quaisquer, mas com mil beijos de garoto, os beijos que fariam seu coração quase explodir!
Agora Poppy possuía uma aventura que duraria sua vida inteira, até tornar-se uma vovó igual a sua, e passar o mesmo legado para frente. Mil é um número gigantesco, portanto tinha que começar imediatamente! Ao explicar sua nova peripécia ao melhor amigo, o garoto enciuma-se ao imaginá-la beijando garotos. Então, juntando toda sua coragem, Rune aproxima-se de Poppy e... (Smack!). Rodeados da floração de primavera, ali nasce um novo sentimento, e o que já era abundante transbordou.
“Foi tão especial quanto é possível ser especial.” — Poppy
O tempo passava e a cada primavera os dois, agora jovens adolescentes, eram cada vez mais inseparáveis, eram duas partes de um todo, um não existia sem o outro. O que poderia acontecer caso algo separasse esses amantes? Eis que Rune precisa retornar à Noruega juntamente com a família, pois o trabalho de seu pai havia pedido seu regresso por tempo indeterminado. Seria esse o fim do mundo, a quebra da promessa de mil beijos? O amor é paciente. Nos primeiros meses após a partida de Rune as saudades foram supridas entre chamadas de vídeo e mensagens de texto. Até que um dia não houveram mais respostas ou ligações, Poppy havia desaparecido de sua vida, sem explicações. O que poderia ter acontecido para que ocorresse esse distanciamento? É o que Rune tenta descobrir dois anos depois, ao retornar novamente aos Estados Unidos...
“Mil beijos de garoto”, de Tillie Cole, como a própria autora traz em sua dedicatória, surge para arrebatar qualquer um que leia as narrativas alternadas entre os protagonistas, Rune e Poppy. Iniciar a história pela fase infantil é uma abordagem muito inteligente, pois acompanhamos tanto o crescimento como o desenvolvimento das personagens. Criar um vínculo com a narrativa desde o começo, torna o ato de ler ainda mais autêntico. Como leitora de romances, sentir o coração “arder” é uma das melhores sensações que alguém, amante desse gênero, pode desejar, e claro algumas lágrimas que transbordam a maior das emoções.
A obra divide-se em 16 capítulos e um epílogo de tirar o fôlego! Este é o primeiro livro Young adult, e também o primeiro que leio desta autora — podendo considerá-la uma das minhas escritoras favoritas. Ela também disponibiliza uma playlist musical que auxiliou o desenvolvimento tanto da narrativa como dos protagonistas, nos aproximando do íntimo da escritora. Resumindo o livro em uma única música, esta seria “If I could fly”, da boyband One Direction. Tudo que poderia contar sobre o livro está disposto no breve resumo introdutório, e apenas reforço o quanto me emocionei lendo, ao grifar trechos marcantes e a cada beijo narrado que o meu coração quase explodiu, juntamente ao de Poppy.
Para concluir, gostaria de agradecer a Paloma Sousa, uma das leitoras mais ávidas que já conheci e uma grande amiga que o ensino médio me proporcionou. Obrigada por não me fazer desistir de tirar proveito dessa obra maravilhosa <3.
“Lembre-se: corações de luar e sorrisos de raios de sol…”
Atenciosamente, Jéfita Castro.
Comments